terça-feira, 15 de janeiro de 2019

MELASMA e o EFEITO REBOTE

Olá amigas e clientes!

Cuidar do Melasma exige disciplina e muito pé no chão, pois ainda não há nada definitivo para trata-lo e tudo o que a clareia muito rápido, também pode voltar muito rápido e às vezes pior.


O que é o Efeito Rebote?

O Efeito Rebote é o retorno piorado daquilo que estamos tentando tratar.
Na pele com Melasma, o rebote acontece quando há uso excessivo de produtos sensibilizantes, sem os cuidados necessários de preparo da pele para esses produtos.
Peles com Melasma são extremamente reativas, portanto, todo o cuidado é pouco; é necessário sempre mais tratar do que agredir.

Como evitar o Efeito Rebote?
Quando há o preparo e cuidado continuo da pele com hidratação, nutrição celular, uso de muitos ativos antioxidantes como o Resveratrol e a vitamina C, ativos despigmentantes não irritantes, capsulas com formulações que agem de “dentro para fora”, uso de Bloqueadores e Protetores Químicos e Físicos, enfim, o uso de tudo o que tecnologia de hoje nos coloca à disposição; é possível sim fazer o devido controle do Melasma, postergando ao máximo a repigmentação.



Milagres no Tratamento de Clareamento por Melasma?

Não existe Milagre no Tratamento de Clareamento de manchas por Melasma, o que o mantém realmente equilibrado é a rotina de cuidados constantes.
Um dos maiores erros no pensamento das clientes é achar que tudo se resolve durante o período onde estamos cuidando de clarear as manchas. Elas acabam se esquecendo completamente de cuidar da estrutura e saúde da pele após o clareamento.

Muitas clientes também não seguem as recomendações à risca e isso pode fazer com que a repigmentação aconteça até mesmo durante o tratamento. Para a maioria das clientes, o foco sempre é eliminar a mancha e para isso acreditam que a combinação de ácido e filtro solar seja suficiente. Isso pode ser suficiente quando a mancha ainda é recente.
Não se pode somente “agredir” as células, sem “alimentá-las”, para que se mantenham fortes e continuem a suportar o tratamento.

Outro erro que muitas clientes cometem é o de abandonar o rosto para as manchas, por acreditarem que, “já que não existe cura, não vão ficar cuidando e tratando para sempre”, e optam somente “manter o rosto maquiado com uma base que cubra a manchinha”.
Infelizmente o Melasma não estaciona no tempo. Não cuidar é a pior opção, pois com o tempo as manchas vão ficando cada vez mais largas, vão se alastrando, tomando cada vez mais áreas da face, vão ficando cada vez mais escuras, pois passam da fase epidérmica, para a fase dérmica, e ficam cada vez mais difíceis de remover.

Não existe tratamento “relâmpago”. Do mesmo modo que as manchinhas não apareceram da noite para o dia, clareá-las também leva tempo, esforço e persistência.
Todo começo tem que ser devagar. Começamos sempre com uma boa limpeza de pele, removendo sujidades e células mortas, e sempre com hidratação e combinação de ativos antioxidantes.
Após isso, utilizo um conjunto de ácidos de uma marca profissional, que foram desenvolvidos especialmente para clarear manchas de Melasma, e com a evolução do tratamento e respeitando a individualidade de cada pele, vamos fazendo novas associações e substituições dos produtos aplicados em cabine, conforme a necessidade de cada cliente. Não utilizo peelings fortes em Melasma, pois isso pode provocar ainda mais reações dos melanócitos. Não indico Microagulhamento para Melasma, hoje, com a nanotecnologia, a permeação e absorção dos ativos em núcleo celular ficou bem mais eficaz.

Você já sofreu EFEITO REBOTE no Tratamento de Clareamento por Melasma?

Constantemente vem até mim, mulheres que sofreram efeitos rebotes, por isso é fundamental que as clientes entendam a importância da manutenção e dos cuidados diários no tratamento em casa.

O correto e continuo uso do Home Care é fundamental para o sucesso do tratamento.

Usar hidratantes nutritivos, despigmentantes leves, vitamina C , e outros, que geralmente indico no período de assessoria durante o tratamento, são o que fazem o sucesso do controle das manchas.
Se mesmo com todos esses cuidados, a pessoa ainda sofrer um rebote, a primeira coisa é fazer a hidratação e recuperar toda integridade da pele e aguardar até que se possa reiniciar o combate às manchas.

Ter efeito rebote não é, via de regra, incompetência do profissional. A pele é uma caixinha de surpresas e mesmo fazendo tudo certo, ela pode ter uma reação inesperada.

Infelizmente ciência biológica não é exata, e tem coisas que não conseguimos prever. Por isso todo o cuidado é pouco.

por Juh Cerqueira


             
Espaço Juh Cerqueira
WhatsApp - (27) 98101-6444


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melasma - Depoimento de Cliente